terça-feira, 8 de maio de 2007

Kung Fu - A Arte da Guerra...


ESTRATÉGIAS DE COMBATE shaolin

Praticamente todas as culturas primitivas da pré-história, ao redor de todo o mundo, pressionados pela necessidade, desenvolveram técnicas de combate armado e desarmado, seja para se defender de feras ou travar guerras com tribos vizinhas.
Mas foi no extremo Oriente, particularmente na antiga China, que as Artes Marciais formaram um sistema de técnicas, baseado em conceitos do antigo pensamento chinês, o Tao.
Tal filosofia, unida às técnicas de guerra chinesas resultam nas raízes da Arte Marcial que hoje é conhecida por Kung fu.


Diferente das outras artes de guerra do mundo, o Kung Fu possui estratégias de combate únicas baseadas em conceitos definidos a milhares de anos. O método de pensamento estratégico do Kung Fu prega que o mais importe é manter o praticante vivo contra as ameaças físicas provocadas pelos adversários. Paralelamente com o desenvolvimento da civilização chinesa, o Kung Fu surge e desenvolve-se junto com o sistema social, cultural, econômico, militar e estratégico, artístico, tecnológico e filosófico da Milenar China, a mais antiga cultura ainda viva até a modernidade.

WU TAO

O WU TAO quer dizer "caminho da guerra ". Representa a necessidade dos chineses de transformar a guerra em arte.
No caminho da guerra o praticante aprende que para se tornar um grande lutador, ele deverá adentrar nos mais variados caminhos do conhecimento humano: caligrafia, desenho, literatura, medicina, filosofia, poesia e música.
Tais estudos eram necessários para ampliar os conhecimentos gerais do lutador para expandindo suas possibilidades estratégicas e dinamizar sua tática tornando seu pensamento mais lógico e veloz, ao mesmo tempo que inspirando e desenvolvendo sua intuição. Todos os grandes generais, guerreiros, estrategistas e lutadores da antiga China eram hábeis pensadores e grandes filósofos ou estavam à frente de seu tempo. Tudo isso permitiu que eles desenvolvessem o que é conhecido como o Wu Te – a virtude marcial, um código ético moral entre os grandes praticantes de Kung Fu.

CONCEITOS

TAO

O Taoísmo é a base de sustentação que rege todo o pensamento chinês. Literalmente Tao significa "caminho" e/ou "via". Não se trata de doutrina ou lei e esta onipresente em todos seres e lugares. Ë o caminho do céu, da terra, do homem e dos seres vivos. Lao Tzu costumava definir que tao é um termo aceitável para o que pode ser chamado de "Sem Nome". Mais precisamente nenhuma palavra poderá defií-lo, nem expresar sua verdadeira natureza.
Sun Tzu define a guerra como o Tao (caminho) do empano quando o lutador entra em combate de seguir o Tao, deve agir sem pensar, apenas respondendo às ações e necessidades. Diz a tradição que aquele que seguir o Tao, segue a lei universal e estará "imune" a agressões e acidentes. Diz o Tao Te King : "quando o mundo segue o Tao os cavalos fertilizam os campos. Quando o mundo não segue o Tao, os cavalos combatem nas fronteiras. Todos os grandes guerreiros, generais e mestres estudavam os fundamentos Taoístas e eram conhecidos por sua humildade, sabedoria e gentileza como conta tal frase : "Quem conhece a força do homem e conserva a docilidade da mulher; quem conhece a luz e se mantém na obscuridade; quem conhece a glória e permanece na simplicidade, a virtude eterna não o abandona e ele volta a ser como uma criança e compara-se a uma fortaleza."

"Quem dentro de si guarda a grandeza do Tao, assemelha-se ao recem nascido.
As serpentes não o picam.
As feras não o dilaceram.
As aves de rapina não o arrebatam.
Seus ossos são frágeis e tenros seus tendões,
No entanto agarra com firmeza."

Tao Te King – Lao Tzu

YIN / YANG

Toda a estratégia de combate no Kung Fu segue a teoria Yin /Yang.
O conceito de usar a força do adversário contra ele mesmo é uma aplicação classica de Yin/Yang. Quando o adversário for duro, seja macio. Quando o adversário for macio seja duro. Quando o adversário agarrar golpeie, quando o adversário golpear, agarre. Quando for atacado não se oponha ao ataque, complemente – o e absorva sua força. Yin/Yang são forças que são opostas mas que se complementam, co-existindo em equilíbrio dinâmico.
No combate a aplicação de Yin/Yang guia a nunca golpear duas vezes o mesmo lugar. O boxeador de Kung fu deve golpear em cima, depois em baixo, ou no centro, golpear com soco e depois com chutes, variando os ataques conforme a lei Yin/Yang, alternando os opostos.

WU WEI

Em Kung Fu utiliza-se o conceito de que não devemos nos impor contra o adversário mas complementa-lo. Em Kung Fu dizemos: "Não lutamos contra o adversário, lutamos com o adversário. Isso é Wu Wei, a não reação. Não reação não significa pacividade, significa estar preparado para responder a um ataque sem perturbar a mente com a obsessão de atingir rapidamente a vitória. Devemos investir na derrota dando um ilusório sentido de vitória para nosso oponente. Wu Wei é a não reação intencionada.


MÁXIMAS DO SHAOLIN KUNG FU


Seja hábil. Os movimentos devem ser variados, flexíveis e não telegrafados;
Seja discreto. Derrote seu oponente utilizando sua própria força. "Assim você poderá derrotar uma pessoa que pesa 100KG usando uma força que move apenas 0,5 KG;
Seja rápido. O oponente pode ver sua mão, mas não seu soco;
Seja corajoso. Ataque sem hesitação toda vez que puder;
Seja impetuoso. Golpeie os pontos vitais;

Seja prático. Todos os movimentos possuem fim estratégico.

TECNICAS EXCLUSIVAS DO KUNG FU

Tie Zhang – Palma de Ferro – Ténica com origens no Templo Shaolin.
Seu foco consiste em treinar as mãos até o ponto de emdurecê-las como ferro.
Esse é um processo longo que leva anos, um treinamento especial com a ajuda de um óleo fitoterápico conhecido como Dit Da jow. Tal óleo auxilia no endurecimento da palma, ajuda a fluir o Chi, e impede a mão de criar calos.
A palma de ferro foi altamente fora do Templo Shaolin, por diversos mestres, principalmente no sul da China.
Tie Bu Sha – Camisa de Ferro – O mais alto nível de maestria do Kung Fu. Suas origens remontam ao Templo Shaolin. Costa a lenda de que os monges baseados nos exercícios trazidos por Bodidarma, criaram técnicas para ficar imune a ataques de golpes, e até mesmo lâminas. A tradição diz que os monges criaram tal técnica porque não podiam revidar a ataques de pessoas mal escrupulosas, e para não se machucarem desenvolveram Tie bu Sha, ou Tiin Sin, a Camisa de Ferro. O estilo que mais se desenvolveu em tal técnica foi o Mian Quan, ou boxe do condicionamento.
Dan Xie – Pontos Vitais – A arte dos pontos vitais pode abranger pontos vitais elementares como articulações e zonas musculares, pontos vulneráveis como virilha, boca do estômago ou têmpora. Mas o mais alto nível é saber onde o chi passa pelo corpo e golpear nesse momento. Os monges de Shaolin usando o relógio utilizado na acupuntura, sabiam onde bater acompanhando os horários que coincidiam com os órgãos internos.
Biu Ji – Ponta dos dedos – Tal técnica consiste em golpear zonas corporais frágeis como olhos, garganta, axilas e virilha com as pontas dos dedos. Árduos treinamentos devem ser feitos parao correto endurecimento dos dedos, juntamente com exercícios de Chi Kung.
Dim Mak – Toque da Morte – Dim Mak consiste em golpear órgãos internos e estourá-los causando hemorragia interna que poderá levar a morte.
O praticante deverá ser versado em Dan Xie antes de aprender tal técnica. A pessoa atingida por Dim Mak estará sem lesões aparentes, porém seus órgãos internos estarão lesionados.
Tie Tou Gong – Cabeça de Ferro – O cérebro é um dos órgãos mais vulneráveis do corpo. Num combate, se a cabeça for atingida o lutador será facilmente nocauteado. Seria impossível evitar eternamente através de defesas, ser golpeado na cabeça. Sendo assim os lutadores desenvolveram o Tie Tou Gong, fortalecendo a cabeça e a revestindo com Chi para que ela fique invulnerável
Tie Gu Gong – Ossos de Ferro – O treinamento consiste em bater as partes ósseas do corpo, como braços, canela (tie jing gong), cabeça e etc, até atingir alto grau em resistência.
TEORIAS DE COMBATE
PRINCÍPIOS E MÁXIMAS

Quando o adversário vier, deixeo vir quando ele for embora, vá atrás dele.
Quando o adversário golpeia com a guarda baixa golpeio rapidamente e não procure suas mãos.
Defenda atacando, ataque defendendo.
Ataque e bloqueie simultaneamente.
Não tema ser socado ou será socado.
Não pense na derrota ou será derrotado.
Não fique ansioso por atacar ou será vencido.
A reta é a menor distância entre dois pontos. Faça de seu soco uma reta.
Como uma serpente em combate encare o adversário seu oponente diretamente.
Dependendo de quem desfere e de quem recebe, um movimento pode ser o melhor ou o pior.



TRATADO DA COMPRENÇÃO DO ESPÍRITO

"A cintura e a coluna vertebral são os primeiros mestres.
A garganta é o o segundo mestre.
A terra e o espírito constituem o terceiro mestre.
O campo de Chi é o primeiro ajudante.
A palma e os dedos da mão formam o segundo ajudante.
Os pés e os artelhos constituem o terceiro ajudante."



PRINCÍPIOS ENERGÉTICOS
A energia enraíza-se nos pés, desenvolve-se nas pernas, é comandada pela cintura e manifesta-se nos dedos.
Agilidade e flexibilidade extremas produzem resistência e rigidez extremas.
Não deve haver nenhum excesso, e qualquer insuficiência de força e energia. Não deixe nenhum lugar com imperfeição, desigualdade ou descontinuidade.
Corpo (Jing) e Energia (Chi), devem estar em excitação ativamente, mas a mente (Shen), deve permanecer inteiramente calma.
Todos os movimentos são controlados pela Mente ou consciência (Shen).
Enraíze-se como uma arvore.
Invista na derrota.
A energia Chi deve descer para o abdômem (Dan Dien).
O topo da cabeça deve estar vasio de pensamentos, alerta e reto, como que suspenso por um fio energético.
O quadril é o senhor de todo o corpo.
Dos pés a cabeça é mister unidade perfeita.
A energia mental/espiritual (Shen) é o amo e o corpo (Jing), o criado. A energia Chi o produto.
Busque a calma no meio do movimento.
Afrouxe a cintura.
Unir exterior ao interior, superior e inferior.
Manter o cóccix no centro e no eixo.
SUN TZU E A ARTE DA GUERRA
A guerra é a arte (Tao) do engano.
Portanto, quando capaz, finja ser incapaz; quando pronto, finja estar despreparado; quando longe, finja estar próximo.

Se o inimigo estiver em desordem, ataque-o e conquiste-o
Se ele for poderoso, prepare-se comtra ele.
Se ele estiver forte, fuja dele.
Se ele for orgulhoso, provoque - o.
Se ele for humilde, encoraje sua arrogância.
Se ele estiver descansado, desgaste - o.
Se ele estiver unido, semeie a divisão por entre suas alas.
Ataque onde ele menos espera.
Adote caminhos que sejam para ele totalmente inesperados.

Por isso se diz:

Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo,
mesmo que em cem batalhas, jamais correrá perigo.
Aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo,
As vezes perde as vezes ganha.
Aquele que não conhece nem o inimigo nem a si mesmo,
Correrá perigo em todas as batalhas.

3 comentários:

Luke disse...

*Lao TSÉ ,não Tzu
e se está usando esse sistema de romanização de caracteres,é "Tao te CHING",não "king"
senão não diria Kung fu ,diria Cönfuc [?]

Artigo excessivamente mistificado da introdução ao fim.

Unknown disse...

Muito bom

Unknown disse...

Muito bom